Loja virtual para pequenas empresas

comércio eletrônico prevê crescimento de 10% a 15% em 2017. Com boas expectativas de negócios, aumenta o número de empreendedores dispostos a investir no comércio online, e proporcionalmente surgem várias dúvidas sobre o funcionamento do e-commerce. Por isso, antes de se aventurar nesse mercado, saiba as vantagens e os riscos para não ficar no prejuízo.

O e-commerce ou loja virtual, nada mais é que toda negociação comercial de compra e venda realizada na internet. Nesse mercado, os pequenos negócios representam 90% dos empreendimentos, de acordo com pesquisa realizada em 2016 pelo Sebrae em parceria com a E-commerce Brasil.

Para quem quer abrir uma loja online, a analista da Unidade de Mercado do Sebrae Minas Luciana Lessa destaca que planejar bem pode se tornar o segredo do negócio. “Deve-se colocar tudo na ponta do lápis: quais são os custos, formas de pagamento, entrega e outros detalhes de atendimento”, destaca Luciana.

Uma das principais vantagens de vender pela internet é o custo operacional, que é menor devido ao baixo investimento inicial com funcionários, limpeza e impostos (o que impacta diretamente as lojas físicas). Assim, o e-commerce possibilita preços mais atrativos e descontos melhores.

Além disso, a analista do Sebrae Minas cita outros benefícios, como: disponibilidade (loja aberta e produtos disponíveis para o cliente 24 horas por dia, sem nenhum custo adicional), informações sobre o produto (exibe marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos de qualidade e vídeos explicativos), acesso (qualquer pessoa de qualquer lugar a qualquer momento, desde que tenha acesso à internet poderá comprar), prazo (construir uma estrutura online é mais rápido e menos burocrático), conforto (para comprar não precisa enfrentar trânsito, filas nos estacionamentos, etc), variedade (diversificação de produtos, preços e marcas disponíveis no mesmo lugar) e pagamento (condições e preços mais atrativos que nas lojas físicas).

Pontos críticos
Alguns fatores, como sistema antifraude, logística e atendimento, merecem muita atenção do empreendedor que deseja montar uma loja virtual. “Recursos necessários para a segurança das informações em rede é fundamental, pois dados como endereço e números bancários de clientes precisam estar seguros contra roubos e fraudes. Além disso, a demora nas entregas ou até mesmo a não entrega de um produto pode ser o principal problema do seu negócio. Portanto, o empreendedor deve ter os produtos anunciados em estoque e prontos para a venda”, explica a analista do Sebrae Minas.

Lembre-se que muitos consumidores se baseiam em experiências de outros clientes para escolher onde comprar, por isso comentários de insatisfação prejudicam as vendas.

Dicas importantes

* Utilize títulos chamativos: apresente o produto e ao mesmo tempo faça com que o cliente sinta a necessidade de tê-lo. Mas cuidado, pois produtos com descrições erradas podem gerar reclamações, inclusive no Procon.

* Atualize o site: se o consumidor perceber que a página está desatualizada, ele perderá o interesse.

* Seja claro e intuitivo: tente manter um padrão de organização das informações para que, depois de ver o primeiro produto, o cliente saiba onde encontrar as informações dos outros itens oferecidos;

* Tenha um processo simples para as vendas: isso evita que o consumidor desista de comprar e procure outro local para adquirir o produto.

* Formas de pagamento:  lembre-se de que, se for uma transação via cartão de crédito ou débito, há uma taxa para pagar.

* Esteja presente nas redes sociais: principalmente nas mais acessadas, como Twitter, instagram e Facebook, isso permite uma divulgação rápida e barata.

* Não dificulte o contato: deixe seu telefone, e-mail, fax, etc. Esses canais possibilitam que o cliente possa tirar dúvidas e/ou adquirir outros produtos.

* Consulte um contador: converse com ele para entender os impostos e as taxas, pois elas determinarão os preços e o lucro.

* Não coloque fotos que não sejam do produto: não iluda o cliente. Pegar uma imagem qualquer na internet e colocar como sendo sua pode acarretar problemas jurídicos de direitos de imagem.

* Lembre-se que imagem é tudo: a apresentação dos produtos deve ser feita com fotos que o valorizem.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *