Endomarketing x Midias sociais

Não há muitas novidades quando falamos em Endomarketing; vários estudos têm mostrado que os funcionários se tornam mais produtivos quando estão motivados e envolvidos com os projetos da empresa. Porém, muitas empresas têm alcançado um ótimo rendimento em seus projetos, devido ao envolvimento de seus colaboradores em suas campanhas usando as mídias sociais.

Observar o comportamento dos funcionários nas redes sociais é o primeiro passo. Depois, fazer com que a empresa seja parte disso – ou seja, que ele não seja apenas um “funcionário”, mas que se sinta realmente parte do negócio.

A partir do momento em que se sente parte vital da empresa, o colaborador levantará a bandeira e levará sua participação nos projetos e negócios para as suas redes sociais online.

Veja algumas das vantagens que podemos aproveitar do Endomarketing nas Mídias Sociais:

  • Colaboradores mais motivados e envolvidos: os projetos são encarados como parte do profissional, fazendo com que ele se esforce e se dedique mais;
  • Contribui para o Buzz Marketing: seria mais uma pessoa falando bem de seu projeto, aumentando a rede de relacionamento;
  • Envolve ainda mais o consumidor:  não só o colaborador se sente envolvido, mas também o consumidor, já que acompanha o processo antes de sua conclusão;
  • Demonstra uma empresa mais transparente:  colaboradores divulgando conteúdo interno mostram que é uma empresa mais moderna e transparente.

Ressalto que o conteúdo divulgado não deve comprometer o projeto, caso alguma informação não possa ser divulgada por questões estratégicas no mercado. Por via das dúvidas, uma aprovação do responsável é sempre necessária. Conversar com a equipe, expondo os perigos da divulgação inconsequente, é sempre um bom caminho. Preste atenção: isso não quer dizer ameaçar a todos com demissões, caso algo seja revelado indevidamente. O que é preciso é deixar bem claro o que pode ser divulgado, onde e como.

Mas lembre-se: mais importante do que pensar em como o funcionário pode ajudar na divulgação da empresa, é preciso, antes de tudo, ter certeza de que a equipe está motivada e, se preciso, desenvolver um trabalho de endomarketing antes, em sua totalidade. Afinal, como disse no início, estamos cansados de saber da importância do endomarketing.

Ter colaboradores que queiram divulgar a empresa em suas redes sociais online de forma expontânea ainda é muito mais importante – e melhor e mais sábio – do que pedir ou determinar isso.

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *