4 empresas que cresceram com Marketing Digital

Apesar da internet ter uma série de vantagens frente a qualquer outro investimento de marketing, muitos empresários ainda insistem em ter um olhar desconfiado para o marketing digital.

Por esse motivo, hoje queremos compartilhar com o pequeno empresário quatro casos de sucesso de pequenas empresas que cresceram muito implementando estratégias de Marketing Digital.

Vamos a eles.

Caso de sucesso 1: AVEP

A AVEP é uma associação de Nova Lima, MG, que fornece um serviço de proteção veicular colaborativa.

A empresa oferece vantagens e benefícios a proprietários de veículos leves e pesados por meio de um sistema organizado de rateio funcional, a um preço acessível.

Há 12 anos no mercado, a empresa vinha crescendo até atingir um período de estagnação, no qual os sócios, desanimados, chegaram a cogitar encerrar as atividades da empresa.

Mas por meio de Postagems no Facebook, Landing Pages e estratégias de Email Marketing, foi possível criar um relacionamento com um público que antes era totalmente carente da presença digital.

A AVEP havia estagnado no número de 1.300 placas de veículos protegidos pela empresa, mas depois de 3 meses de
investimento em marketing digital, esse número subiu para 1.900 placas.

Um aumento de 46% nas vendas!

 

Caso de sucesso 2: Curso Marta Garcia

O Curso de Línguas Marta Garcia é uma escola especializada na preparação de alunos para testes de proficiência de leitura da língua inglesa, tanto para mestrados e doutorados quanto para concursos em geral e para o ENEM.

Com cursos presenciais e também online, a escola já formou mais de 4500 alunos em todo Brasil.

Para conseguir escalar o crescimento da instituição, a empresa optou por desenvolver a modalidade de curso online, lançada em fevereiro de 2014.

Com o curso no ar, o grande desafio era encontrar seu público-alvo, criar um relacionamento com ele pela internet e convencê-lo a realizar os cursos da escola.

Isso com uma empresa que, à época, não tinha uma marca de expressão nacional e não estava, fisicamente, na cidade dos futuros alunos – ou seja, o mais difícil ainda estava por vir.

A estratégia inicial foi conquistar o tráfego necessário para o site e, consequentemente, alavancar as vendas por meio de campanhas no Google Adwords.

Nos primeiros 5 meses de trabalho, o resultado já vinha sendo incrível, com aumentos de 166% no número de visitas do site, 1538% mais Leads gerados por mês e um crescimento de 290% nas vendas de cursos online.

No entanto, com 2 anos de trabalho, os resultados da escola foram ainda mais impressionantes: o número de visitantes únicos no site cresceu 1109%. O número de Leads gerados mensalmente cresceu 14.363%. O número de alunos inscritos no curso online cresceu 3233%.

Hoje, 90% dos clientes do Curso Marta Garcia vêm de ações de Marketing Digital, sendo que 80% das vendas são oriundas de tráfego orgânico, potencializado pelos fluxos de nutrição.

Caso de Sucesso 3: Dentalprev

A Dentalprev é uma empresa que oferece, há mais de 20 anos, planos odontológicos que proporcionam atendimento odontológico de qualidade, a um custo justo para o cliente.

Ao todo, mais de 100 mil pacientes já passaram pela Dentalprev, que hoje conta com mais de 20 mil associados em Florianópolis, Joinville e Blumenau.

A empresa, embora tivesse site, não estava conseguindo alcançar resultados relevantes por esse canal.

No site da empresa, na página de planos, havia apenas um formulário de contato.

Em janeiro de 2015 a empresa então passou a criar Fluxos de Automação de E-mail, com foco em nutrição de Leads e, em fevereiro, o número de Leads já passava de 10 mil.

No fim do mês de abril, o Inbound Marketing foi responsável por vender metade do que os vendedores vendiam à época, a um custo bem mais baixo.

Em maio de 2015, 40 planos foram vendidos pelo trabalho de Inbound.

Em Junho, esse número chegou a 60 e, em Julho, 100. Em apenas um ano investindo em Marketing Digital, 20% das vendas foram feitas por meio de Inbound Marketing.

Caso de Sucesso 4: QuantoSobra

A QuantoSobra é uma empresa de SaaS, software as a service, que fornece um software de gestão 100% na nuvem para micro e pequenas empresas.

Focando no varejo, em empresas que precisam emitir Cupons Fiscais Eletrônicos e realizar controle de estoque, financeiro, fazer DRE automatizado, entre outros, a empresa também atende emissores de NFSe e NFe.

Até 2014 a QuantoSobra realizava vendas localmente, atendendo as empresas presencialmente. Investiam em marketing offline, que não trazia resultado algum e era muito difícil de ser medido.

Um investimento em jornal, por exemplo, chegou a custar R$ 1.000, e não trouxe nenhum cliente.

Ao iniciar com Inbound, o QuantoSobra mudou sua forma de realizar vendas, tornando-se Inside Sales.

Nenhum vendedor mais ia a campo para fechar negócios: tudo passou a ser feito de dentro da empresa.

Em 2015, a empresa aumentou em 400% o número de clientes, e o mês de outubro de 2015 foi o primeiro em que conseguiram fechar um mês com vendas 100% Inbound.

O site vem crescendo entre 25 e 35% ao mês seu número de visitantes únicos, apenas de forma orgânica, sem a compra de mídia.

O LVR (Lead Velocity Rate), que é o crescimento do número de Leads Qualificados mês a mês, é de 35%, graças a várias otimizações para gerar mais conversões feitas pela própria empresa, que incluíram um site novo. Isso tudo permitiu ter um time 100% Inbound para vendas.

Em um comparativo feito pela empresa, um vendedor Outbound retornava R$ 7,00 por hora trabalhada, enquanto um vendedor Inbound retornava R$ 21,00 por hora.

Além de trazer 3 vezes mais retorno por hora trabalhada, no Outbound era preciso investir 12,5 horas para fechar um negócio, enquanto no Inbound, o investimento é 3,5 horas. O ciclo de venda foi reduzido a praticamente 1/4 menos tempo e mais retorno.

O que a sua empresa está fazendo fora do Marketing Digital?

Sério! O que está mantendo o seu negócio estagnado e fora da internet?

Ou melhor, fora das estratégias corretas de marketing digital?

Cada vez mais empresas investem em marketing digital e tem sucesso com isso, enquanto ainda existem muitas pessoas à frente de suas empresas colocando dinheiro onde não se pode medir.

Esta é uma das grandes vantagens do marketing digital e das estratégias de vendas da internet: você consegue medir o resultado das sua ações, refinando-as conforme o tempo passa.

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